Lesão do Ligamento Cruzado Anterior
A capacidade de realizar todas essas funções são garantidas pelos vários músculos e ligamentos do joelho, quando algum desses é lesado há grandes perdas de função, este é o caso da lesão do ligamento cruzado anterior (LCA).
Quando o LCA é lesado, se a musculatura do joelho é fraca, há instabilidade ou frouxidão, isso frequentemente quedas e acidentes. Normalmente o LCA rompe durante movimentos de torção do joelho, sendo mais comum no exporte, logo após o joelho fica inchado, dolorido e rígido.
Há duas formas de tratar o LCA rompido: por meio de cirurgia ou pelo tratamento conservador. Os dois tratamentos envolvem um longo processo de fisioterapia para fortalecimento, estabilização e mobilidade do joelho.
Sinais e sintomas
- Som de estalido dentro do joelho no momento da lesão ou da pancada;
- Inchaço no joelho;
- Sentir o joelho “travado” ou extremamente rígido;
- Instabilidade ou falseio no joelho;
- Sinal de rotura ou inflamação no ligamento cruzado anterior quando observado no exame de ressonância magnética;
Quais as causas e fatores de risco da lesão do LCA?
A causa mais comum de ruptura do LCA é o movimento de rotação do joelho quando o pé está fixo no chão. Outra causa comum é o contato físico ou pancada durante o jogo ou outra atividade física.
Embora essas sejam as causas mais comuns, há outros fatores de risco que podem aumentar as chances de uma lesão do LCA, entre eles estão:
- Sexo: mulheres tem maiores chances de lesão de LCA do que homens. Isso acontece devido a alterações naturais nos corpos das mulheres que expõem mais o LCA a lesões.
- Movimentos de torção do joelho: pode ser durante o dia ou praticando exporte, movimentos de aterrissagem, apoio do pé, mudança de direção ou freada brusca, quando feitos de forma errada podem causar o rompimento do LCA com facilidade.
Tratamento
O LCA não irá se recuperar normalmente, assim a única forma de reconstruí-lo é por meio de cirurgia. O tratamento sem cirurgia visa substituir as funções do LCA com a musculatura da perna por meio de exercícios e treinos funcionais. As opções são:
- Fisioterapia >> A fisioterapia será usada tanto no tratamento não cirúrgico, para fortalecer e estabilizar o joelho, como no pós cirurgia para recuperar a força, mobilidade, estabilidade do joelho e garantir a segurança da cirurgia.
- Cirurgia >> a cirurgia irá reconstruir o seu ligamento usando tendões de alguns músculos da sua perna. Mesmo com a cirurgia, será necessário fisioterapia por vários meses após a reconstrução.
Problemas e Patologias Tratadas pela
Ortopedia e Traumatologia
pelo Doctoralia
Horário de Atendimento
Fisioterapia
Das 7h às 19h
Consulta Médica
Confira os horários
disponíveis pelo Whatsapp