Ciatalgia ou dor no nervo ciático
Sinais e sintomas
A dor ciática possui sintomas que são bem característicos, o principal é a dor que começa na coluna lombar e se espalha para perna, indo por trás da coxa podendo chegar até o calcanhar. Devido a compressão do nervo, pode haver também perda de sensibilidade, reflexos e força na perna do lado afetado. Outro sintoma menos comum é um choque ou dor súbita ou aumento da dor durante tosse, espirro ou alguma manobra que cause distensão da coluna. O diagnóstico da ciatalgia é feito por meio de perguntas e avaliação clínica do paciente, muitas vezes realizando movimentos que provoquem a dor no ciático, além disso, exames de imagem podem ser usados para excluir outras doenças parecidas.
Quais as causas da ciatalgia?
É comum o aparecimento da dor no ciático conforme a idade avança, o desgaste natural das estruturas facilita o pinçamento e irritação do nervo causando dor. Dessa forma, essa condição pode atingir tanto homens como mulheres.
Dentre as causas e fatores de risco mais comuns da ciatalgia estão:
- Idade: o envelhecimento causa o lento desgaste das estruturas do corpo, essas quando não funcionam corretamente podem irritar, distender ou pinçar o nervo ciático.
- Hérnia de disco: as hérnias são uma pequena porção do disco que escapa para fora do disco, essa parte fora do lugar acaba pinçando o nervo e causando a dor no ciático.
- Traumas: traumas na coluna também podem resultar na irritação do nervo, então acidentes recentes, grandes esforços ou pancadas podem de algum jeito resultar nas dores do ciático.
- Síndrome do piriforme: o músculo piriforme é fica no quadril e está encostado no nervo ciático, quando esse músculo fica tenso ou espasmado ele acaba apertando o nervo e causando dor.
- Deslizamento das vértebras: em alguns casos como fraturas, as vértebras deslizam e saem da posição normal, isso causa a diminuição do canal vertebral e a compressão das raízes nervosas.
Tratamento
Os tratamentos para ciatalgia vão focar principalmente em controlar ou reduzir os sintomas, e reverter as causas dos mesmos, tentando diminuir a compressão ou irritação do nervo. Como as causas da ciatalgia podem ser crônicas ou agudas, o tempo de tratamento pode variar bastante, causas crônicas levam mais tempo para serem amenizadas, enquanto traumas tendem a serem resolvidos em alguns meses. O tratamento focará em diminuir a dor do paciente e reverter as causas do pinçamento enquanto o paciente é reeducado para ter melhor qualidade de vida durante o tratamento. As principais modalidades e recursos utilizados para tratar a ciatalgia são:
- Remédios >> Esses serão usados apenas durante episódios de dor aguda, eles podem ser analgésicos ou relaxantes musculares. Esses devem ser escolhidos cuidadosamente para o seu caso e estilo de vida, apenas após a avaliação de um médico especializado poderemos saber o que melhor te indicar.
- Fisioterapia >> A sessão de fisioterapia irá aplicar recursos e estratégias para diminuição da dor a curto e prazo, mas o principal foco será de melhorar a estabilidade e saúde das estruturas próximas do nervo comprimido, utilizando-se de técnicas e exercícios de mobilidade, alongamento e relaxamento da musculatura. Essas técnicas somadas a exercícios de fortalecimento podem tanto aliviar como prevenir novos episódios de dor.
Problemas e Patologias Tratadas pela
Ortopedia e Traumatologia
pelo Doctoralia
Horário de Atendimento
Fisioterapia
Das 7h às 19h
Consulta Médica
Confira os horários
disponíveis pelo Whatsapp