Síndrome do túnel do carpo
Na síndrome do túnel do carpo é comum o paciente sentir dormência, fraqueza, formigamento e até dor na mão e braço afetados. Isso acontece porque o nervo está comprimido na região do túnel do carpo, isso afeta seu funcionamento.
Sinais e sintomas
É típico da síndrome do túnel do carpo a sensação de formigamento na mão, essa pode acontecer espontaneamente ou durante o trabalho ou outros esforços. Também é comum a dormência da mão durante o sono ou ao acordar, perda de sensibilidade e fraqueza. A evolução da síndrome vai causar fraqueza e dificuldade para realizar tarefas comuns do dia-a-dia.
O diagnóstico é feito com exames de imagem como ultrassom, ou testes de eletroneuromiografia, esses são associados aos sintomas do paciente.
Quais as causas da síndrome do túnel do carpo?
A principal causa da síndrome do túnel do carpo são os esforços repetitivos, esses podem gerar espessamento dos tendões ou do próprio nervo, o que vai diminuir o espaço dentro do túnel do carpo.
Dentre as causas e fatores de risco mais comuns estão:
- Doenças que afetem o sistema nervoso: pessoas com diabetes tem maiores chances de ter a síndrome, o diabetes afeta muitas vezes o sistema nervoso. Doenças autoimunes, disfunções na tireoide, pressão alta e artrite reumatoide também podem influenciar no aparecimento da síndrome.
- Ocupação: trabalhos ou esportes que exijam constante movimentação da mão ou do punho, com muitas repetições seguidas ou rápidas são um fator de risco para o aparecimento da síndrome do túnel do carpo.
- Obesidade: o excesso de peso pode ser uma condição inflamatória do corpo, sabe-se que essas podem aumentar as chances de doenças que atinjam o sistema nervoso.
- Traumas: acidentes, quedas ou outros traumas na mão ou punho podem espessar as estruturas internas do túnel do carpo ou diminuir o tamanho desse.
Tratamento
A forma de tratar pode variar conforme o estágio da síndrome ou quão gravemente ela esta afetando o paciente. O tratamento pode variar em relação a medicação, entre analgésicos para casos mais simples e anti-inflamatórios para casos com doenças associadas. Mudança de hábitos de vida e de tarefas diárias que exijam muito da mão e em casos mais graves, intervenção cirúrgica pode ser indicada.
As vias e técnicas para tratar a síndrome do túnel do carpo variam e devem ser adaptadas para o dia-a-dia do paciente, entre elas estão:
- Remédios >> Esse vão variar muito conforme outras doenças que o paciente tenha. Esses têm de ser escolhidos cuidadosamente para o seu caso e estilo de vida, apenas após a avaliação de um médico especializado poderemos saber o que melhor te indicar.
- Mudança de hábitos >> Frequentemente a mudança de postura no trabalho pode ajudar com os incômodos da síndrome do túnel do carpo. Mudar a altura da cadeira ou da mesa, ficar com os braços completamente apoiados na mesa de trabalho são mudanças que ajudam os pacientes. Apoios de mão para digitação também podem ajudar, no caso de pessoas que trabalham digitando. Talas e munhequeiras também costumam trazer alívio para alguns pacientes.
- Fisioterapia >> A sessão de fisioterapia irá te ajudar com a reeducação das atividades do dia-a-dia, com os movimentos e utilizará recursos para diminuição da dor.
- Cirurgia >> A cirurgia é indicada em casos muito graves, onde os demais tratamentos falharam. Nesse caso o médico pode fazer uma pequena cirurgia para aumentar o espaço do túnel do carpo.
Problemas e Patologias Tratadas pela
Ortopedia e Traumatologia
pelo Doctoralia
Horário de Atendimento
Fisioterapia
Das 7h às 19h
Consulta Médica
Confira os horários
disponíveis pelo Whatsapp