Artrose

Artrose e osteoartrose são nomes que se referem a mesma doença, ela afeta as cartilagens das articulações causando desgaste, afinamento e defeitos. Pelos pacientes é conhecida tipicamente pela dor quando movimenta alguma parte do corpo. A cartilagem cobre a parte de um osso que se movimenta sobre outro osso, assim quando essas cartilagens possuem defeitos ou degeneram passa a existir um atrito entre os ossos, esse causa desconforto, inchaços dor e limitação dos movimentos.

Sinais e sintomas

A artrose pode afetar qualquer articulação do corpo, o sintoma mais comum é a dor durante o movimento, principalmente quando é um movimento muito amplo ou com muita força. Além disso é comum haver inchaço e inflamação na articulação com artrose, pois a inflamação contribui com a evolução da doença. O diagnóstico é dado por exames de imagem associados aos sintomas do paciente.

Imagem Atrose

Quais as causas da artrose?

A artrose não possui uma causa específica, são diversos fatores e possíveis causas que levem ao desgaste da articulação, a principal é o envelhecimento. Além do avanço da idade, realizar tarefas repetitivas também causar o desgaste da cartilagem.

Dentre as causas e fatores de risco mais comuns da artrose estão:

  • Idade: pessoas com mais de 50 anos tem maior possibilidade de desenvolver artrose. Mesmo não havendo qualquer caso na família ou prática de atividades repetitivas ainda é possível ter artrose com o avançar da idade.
  • Ocupação: Pessoas que trabalham ou praticam esportes com movimentos repetitivos.
  • Obesidade: o excesso de peso favorece o desenvolvimento da artrose, principalmente nas articulações das pernas como quadril e joelho.
  • Genética: o histórico de outras pessoas na família com artrose é um fator que aumenta as suas chances de também desenvolver essa condição.
  • Traumas: acidentes, quedas ou outros traumas que atinjam as articulações podem favorecer o aparecimento da artrose naquela articulação.

Tratamento

Os tratamentos e vias para abordar a artrose visam principalmente diminuir a dor que o paciente sente, restaurar a força perdida e melhorar a funcionalidade, promovendo assim uma adaptação às atividades cotidianas da vida do paciente. Como a artrose é uma doença crônica seu tratamento também o é, sendo assim o tempo para o paciente sentir alguma melhora pode levar vários meses e se estender pelo resto da vida. As vias e técnicas que podem ser usadas para atingir esse objetivo variam e devem ser adaptadas para o estilo de vida do paciente, entre elas estão:

  • Remédios >> Há diversos medicamentos que são indicados para pacientes com artrose, eles vão ser em geral analgésicos ou anti-inflamatórios. Esses têm de ser escolhidos cuidadosamente para o seu caso e estilo de vida, apenas após a avaliação de um médico especializado poderemos saber o que melhor te indicar.
  • Exercícios >> os exercícios irão fortalecer a musculatura da perna, principalmente o quadríceps que é o principal músculo que mexe o joelho. Esse fortalecimento é essencial para diminuir o peso na articulação. Além disso o fortalecimento pode ajudar a diminuir a dor.
  • Fisioterapia >> A sessão de fisioterapia irá envolver principalmente reeducação e melhora do estilo de vida, exercícios para fortalecimento, recursos para alívio de dor, melhora da amplitude de movimento e ganho de funcionalidade geral.
  • Cirurgia >> A cirurgia é indicada em casos muito graves, com dor intensa e que não diminui, ou em casos onde todas as demais alternativas falharam. Nesse caso o médico pode fazer uma artroscopia para retirar pedaços soltos de cartilagem ou artroplastia onde é feita a substituição da articulação por uma de metal ou cerâmica.
ícone Agendamento
Agende sua consulta
pelo Doctoralia

Ícone Horário Horário de Atendimento

Fisioterapia

Das 7h às 19h

Consulta Médica

Confira os horários
disponíveis pelo Whatsapp