Artrose no joelho

A artrose ou osteoartrose é uma condição em que a cartilagem que reveste os ossos das articulações se desgasta. Como resultado, os ossos das articulações raspam uns contra os outros, além disso há uma diminuição das propriedades de absorção de choque da cartilagem.

Sinais e sintomas

Dor que aumenta durante o movimento e diminui durante o descanso, inchaço na articulação, sentir a pele do joelho quente, rigidez ao acordar ou depois de descanso, alterações ósseas nos exames de imagem, limitação de movimento ou dificuldade para sentar e levantar.

Imagem Artrose no Joelho

Quais as causas da artrose?

A artrose é muito comum em pessoas com mais de 45 anos, mas também pode acontecer em jovens, pessoas que sofreram algum acidente ou passaram por muitas cirurgias no joelho, assim como pode ser causada por fatores hereditários. Como a artrose pode afetar todas as articulações do corpo, os fatores de risco podem variar e acordo com o uso ou sobrecarga daquela articulação no dia-a-dia.

Dentre as causas e fatores de risco mais comuns da artrose do joelho estão:

  • Idade: pessoas com mais de 45 anos tem maior possibilidade de desenvolver artrose. O corpo naturalmente perde saúde ao longo do tempo, e a cartilagem pode se desgastar e ficar fina e propensa a lesões.
  • Peso: ter um IMC (índice de massa corpórea) acima do ideal pode ser uma das causas da artrose, o excesso de peso, principalmente no joelho, aumenta o estresse na articulação o que exige demais da cartilagem e ela se desgasta mais rápido.
  • Sexo: mulheres tem maiores chances de desenvolver artrose do que homens.
  • Outras doenças: pessoas com artrite reumatoide ou disfunções metabólicas tem maiores chances de desenvolver artrose, estas doenças afetam o corpo inteiro o que também incluem as articulações dos joelhos.
  • Ocupação: Pessoas que praticam esportes ou trabalham com atividades que envolvam carregar pesos ou agachar tem grandes chances de terem artrose nos joelhos.

Tratamento

O objetivo quando tratamos a artrose no joelho é diminuir a dor e restaurar a funcionalidade do joelho e da perna afetada. As vias e técnicas que podem ser usadas para atingir esse objetivo variam muito e podem ser adaptadas para o estilo de vida do paciente, entre elas estão:

  • Perda de peso >> o excesso de peso é uma das causas da artrose no joelho, a diminuição do peso não irá curar a artrose, mas diminuirá os sintomas que incomodam o paciente.
  • Exercícios >> é essencial para o paciente ter uma musculatura da perna forte, pois ela ajudará a dispersar o peso dos joelhos para os músculos. O fortalecimento pode diminuir a dor, tornar o joelho mais estável e funcional. Aqui também podem ser feitos alongamentos para recuperar a amplitude de movimento perdida.
  • Fisioterapia >> A sessão de fisioterapia irá envolver exercícios para fortalecimento, perda de peso, melhora da amplitude de movimento assim como outros recursos para alívio de dor e melhora da funcionalidade da perna afetada.
  • Remédios >> Há diversos medicamentos que são indicados para pacientes com artrose no joelho. Esses têm de ser escolhidos cuidadosamente para o seu caso e estilo de vida, apenas após a avaliação de um médico especializado poderemos saber o que melhor te indicar.
  • Cirurgia >> A cirurgia é indicada em casos muito graves, com dor intensa e que não diminui, ou em casos onde todas as demais alternativas falharam.
ícone Agendamento
Agende sua consulta
pelo Doctoralia

Ícone Horário Horário de Atendimento

Fisioterapia

Das 7h às 19h

Consulta Médica

Confira os horários
disponíveis pelo Whatsapp