Bursite no ombro

Dentro do ombro há várias estruturas, cada uma com sua função, a bursa é uma delas, sendo responsável por absorver o impacto da cabeça do úmero contra o acrômio da escápula. Se não houvesse a bursa haveria um atrito do úmero com o acrômio que resultaria em artrose e desgaste articular.

Por causa do excesso de impacto a bursa pode inflamar, tornando-a a própria causa da dor. Assim, sempre que o braço se move em alguma posição que atinge a bursa haverá dor e aumento de inflamação.

A bursite é conhecida pelos pacientes pela dor, principalmente quando o braço é levantado acima da altura da cabeça, ou também nos movimentos de colocar o braço nas costas ou rodar o braço.

Imagem Bursite

Sinais e sintomas

Dor durante o descanso ou em movimentos acima da cabeça, aumento de temperatura no ombro, inchaço, sensação de fraqueza ou peso no braço, rigidez no braço, limitação do movimento pela dor ou rigidez e sinais de inflamação nos exames de imagem.

Quais as causas da bursite?

Dentre as causas da bursite está o movimento repetitivo do braço, normalmente associado a atividades acima da altura da cabeça.

Dentre as causas e fatores de risco mais comuns da bursite estão:

  • Traumas: qualquer acidente, pancada ou esforço muito grande realizado muito rápido, pode afetar a bursa inflamando ela.
  • Esforços repetitivos: atividades ou esportes que usem muito o braço acima do nível da cabeça.
  • Outras doenças: pessoas com artrite reumatoide, gota ou disfunções metabólicas tem maiores chances de desenvolver bursite, estas doenças afetam o corpo inteiro o que também incluem as articulações dos ombros.

Tratamento

A inflamação da Bursa tende a diminuir com o tempo, é importante que nos primeiros meses evite-se movimentos acima da altura da cabeça, pois esses são vão inflamar mais a bursa. A abordagem primária é diminuir a inflamação, isso pode ser feito por meio de exercícios e recursos terapêuticos, entre eles estão:

  • Exercícios e reeducação >> há exercícios que fortalecem o ombro sem impactar a bursa, esses ajudam a diminuir a dor, aliviar o impacto na bursa e trazer funcionalidade. Além disso, a reeducação do paciente para que faça suas atividades cotidianas e trabalho de outras formas que não irritem a bursa.
  • Gelo >> usar gelo no local dolorido do ombro pode ajudar a desinflamar a bursa, diminuir o inchaço e a dor local.
  • Fisioterapia >> A fisioterapia vai englobar exercícios e recursos terapêuticos para trazer funcionalidade, força e diminuir a dor no ombro.
  • Remédios >> Há diversos medicamentos que são indicados para pacientes bursite. Esses têm de ser escolhidos cuidadosamente para o seu caso e estilo de vida, apenas após a avaliação de um médico especializado poderemos saber o que melhor te indicar.
ícone Agendamento
Agende sua consulta
pelo Doctoralia

Ícone Horário Horário de Atendimento

Fisioterapia

Das 7h às 19h

Consulta Médica

Confira os horários
disponíveis pelo Whatsapp