Dor lombar por hérnia de disco

A dor lombar é um dos problemas de saúde mais comuns no mundo, frequentemente essas dores são causadas por hérnias de disco, mas o que são elas e de como elas surgem?

Os discos intervertebrais são estruturas entre as vértebras da coluna, esses discos são feitos de vários anéis fibrosos com uma porção central mais gelatinosa. Quando há muito peso ou pressão sobre esses discos, a parte gelatinosa escapa do centro do disco, isso causa alterações no disco, podendo ser protusões ou hérnias de disco.

As deformações no disco, normalmente chamadas de protusões, e as hérnias causam a compressão dos nervos da coluna, isso resulta em um mal funcionamento dos nervos. Nesses casos, é sentido pelo paciente, em partes da coluna ou das pernas, uma sensação de formigamento, dormência ou dor.

Imagem Hérnia de Disco

Sinais e sintomas

  • Dor na região da coluna onde está a hérnia;
  • Dor ao realizar certos movimentos da coluna;
  • Sensação de dormência ou formigamento nas pernas ou braços;
  • Sensação de fraqueza muscular nas pernas ou braços;
  • Sensação de queimação ou choque nas pernas ou braços;
  • Sinal de protusão ou hérnia nos exames de imagem;

Quais as causas da hérnia de disco lombar?

A causa mais comum das hérnias de disco é o desgaste natural que vem com a idade, com o excesso de trabalho ou de peso na coluna. Embora seja menos comum, os traumas também podem causar hérnias. Há também diversos fatores de risco que aumentam as chances de uma hérnia de disco, entre elas estão:

  • Idade: o avanço da idade desgasta e fragiliza as estruturas da coluna, isso facilita o aparecimento das hérnias discais.
  • Obesidade: o excesso de peso vai gerar mais carga e pressão na coluna, isso acelera o desgaste do disco.
  • Ocupação: trabalhar ou praticar esportes muito exigentes para coluna, com movimentos de empurrar, puxar ou carregar aumentam as chances de hérnias discais.
  • Genética: há alguns fatores genéticos que aumentam as chances de problemas na coluna como hérnias de disco e protusões discais.

Tratamento

A maior parte das abordagens para tratamento das hérnias são não invasivos, ou seja, não precisam de cirurgia, elas usam exercícios, alongamentos e reeducação do paciente para melhorar seus sintomas e fortalecer sua coluna. Em alguns casos mais graves é possível realizar cirurgias, mas com exceção desses casos, as abordagens são focadas em:

  • Reeducação >> é necessário ensinar hábitos de vida mais saudáveis ao paciente esses envolvem mudanças alimentares, práticas de atividades físicas de baixo impacto e outras maneiras de realizar as tarefas do dia-a-dia.
  • Fisioterapia >> a fisioterapia irá cuidar de fortalecer a sua coluna, dar mobilidade a ela e usar de técnicas e recursos manuais para aliviar as dores sentidas.
  • Remédios >> Há diversos medicamentos que são indicados para pacientes com hérnias de disco, a maioria deles são focados no alívio da dor. Esses têm de ser escolhidos cuidadosamente para o seu caso e estilo de vida, apenas após a avaliação de um médico especializado poderemos saber o que melhor te indicar.
  • Cirurgia >> em raros casos, quando os demais tratamentos falharam e as dores são muito fortes, é possível realizar o procedimento cirúrgico. Neste caso a hérnia ou o disco são removidos e substituídos por discos de outro material.
ícone Agendamento
Agende sua consulta
pelo Doctoralia

Ícone Horário Horário de Atendimento

Fisioterapia

Das 7h às 19h

Consulta Médica

Confira os horários
disponíveis pelo Whatsapp