Infiltração

A infiltração é um procedimento terapêutico que aplica medicações diretamente no local afetado, para isso é usado uma seringa com agulha e até mesmo exames de imagem para garantir a precisão do local aplicado. Esse procedimento é comumente utilizado para doenças das articulações, onde há uma degeneração dos tecidos, da cartilagem e até do osso. Essa degeneração pode ser causada por doenças que aparecem com o avanço da idade ou mesmo por traumas no trabalho ou nos esportes.

O objetivo da infiltração pode variar conforme a situação do paciente, comumente será o de diminuir a dor ou diminuir a inflamação dos tecidos, porém também pode ser usado para melhorar a nutrição dos tecidos e o funcionamento dos mesmos, principalmente nas articulações irá aumentar a lubrificação, melhorar a movimentação e a distribuição de cargas da articulação, reduzindo assim o seu desgaste.

A infiltração pode ser aplicada tanto em articulações como músculos e tendões, porém as articulações são os locais mais aplicados e com melhor sucesso no tratamento. As articulações mais comuns de receberem infiltrações são: ombros, cotovelos, mãos, quadril, joelho, tornozelos e pés.

Imagem Infiltração

Principais indicações para infiltrações

  • Osteoartrite ou artrose com dores intensas e quando os tratamentos conservadores como fisioterapia e exercício não funcionaram;
  • Doenças degenerativas no joelho, quadril, ombros, cotovelos;
  • Lesões articulares por Esforços Repetitivos (LER);
  • Artrite reumatoide se tratamentos conservadores não trouxeram resultados satisfatórios;
  • Em atletas e praticantes de esportes profissionais ou amadores, com dores fortes nas articulações.

Quais medicações são usadas nas infiltrações?

Conforme a necessidade do paciente, diferentes tipos de medicações podem ser aplicados, dentre os principais estão: os anestésicos, os corticoides, os glucosaminoglicanos e ácido hialurônico.

Infiltração com anestésicos

Os anestésicos são indicados em quadros de dor forte que não diminui. Esses irão reduzir ou tirar completamente a dor imediatamente após a aplicação, no entanto, esse efeito é passageiro podendo durar de dias a semanas.

Infiltração com corticosteroides

Os corticosteroides têm função anti-inflamatória, sendo usados em quadros onde sabe-se que há inflamação dos tecidos articulares. Comumente pode ser aplicada junto com anestésicos para causar um efeito de diminuição da dor junto com a redução da inflamação.

Os corticosteroides têm um efeito longo, porém é necessário mais de uma aplicação com períodos de tempo entre as aplicações bem estipulados para ter melhor efeito.

Infiltração com glucosaminoglicanos

Os glicosaminoglicanos (também conhecidos como GAGs) é uma substância composta de moléculas próprias dos tecidos conjuntivos que compõem as articulações. Esta aplicação facilitará o metabolismo dentro das articulações, melhorando a nutrição dos tecidos e facilitando as trocas de nutrientes e outros componentes das estruturas.

Infiltração com ácido hialurônico (AH)

Essa infiltração também é conhecida como viscossuplementação e seu alvo é fazer uma proteção na cartilagem para impedir ou diminuir a degeneração causada pela artrose ou osteoartrite, isso por sua vez irá diminuir a dor do paciente no longo prazo.

A infiltração com ácido hialurônico é a mais comum na prática clínica, tal fato se dá pelo líquido sinovial ter AH em sua composição, sendo a infiltração um reforço, ou uma espécie de renovação do líquido inflamado e afetado pela doença por um novo. No geral é preciso várias aplicações, sendo que estás acontecem em curtos espaços de tempo.

Como é o procedimento de infiltração articular?

Esse deve ser realizado em ambiente ambulatorial ou em um consultório devidamente higienizado e preparado para esse procedimento. O médico treinado para esse tipo de aplicações, na maioria dos casos, não necessitará de nenhum exame, além dos necessários para diagnósticos da doença, para assegurar o local exato na aplicação.

O procedimento dura cerca de alguns minutos, o médico higieniza a região onde será aplicado o medicamento com produtos próprios, será usado material descartável e estéril para garantir a segurança do paciente. Após desinfetado o local, será aplicado uma anestesia local, para que a injeção não cause incômodo e logo em seguida o medicamento será aplicado dentro da articulação ou da estrutura adoecida. Pode haver algum desconforto nas horas seguintes ou nos dias seguintes, mas esse irá passar.

É importante que após a infiltração o paciente faça algum repouso nos primeiros dias e evite movimentar muito o local da aplicação, isso irá garantir que o medicamento aplicado permaneça no local aplicado pelo máximo de tempo possível, melhorando seu efeito. Após o repouso de alguns dias o paciente deve voltar as suas atividades normais, inclusive aos tratamentos anteriores como fisioterapia ou fortalecimento muscular em academias ou esportes.

Portanto, sessões de fortalecimento muscular e melhora da mobilidade articular continuam necessárias após a infiltração.

Há riscos ou efeitos colaterais nas infiltrações?

Normalmente, nas primeiras horas após a aplicação pode haver inchaço e o paciente sentir incômodo e dor devido a essa condição, entretanto ela é temporária e tende a sumir logo nos primeiros dias, nesse caso o repouso também irá ajudar.

É extremamente necessário que discutir e verificar com o médico se o paciente possui qualquer alergia a medicamentos ou outros componentes incluídos nas medicações da infiltração. Além disso algumas doenças como diabetes podem ser afetadas pelas infiltrações, você também deve alertar seu médico antes.

Há também risco de infecção, comum de qualquer procedimento invasivo, esse risco é baixo e mitigado com o uso de matérias descartáveis ambiente limpo e paciente devidamente desinfetado. Outra complicação comum é a sinovite, que é a inflamação do tecido intra-articular, essa pode ser revertida com medicação anti-inflamatória via oral.

Contra-indicações das infiltrações

  • Pessoas com histórico de infecções ou com baixa imunidade tem grande risco de apresentar infecção com a infiltração;
  • Pessoas com distúrbios ou doenças que afetem a coagulação do sangue;
  • Pessoas com prótese articulares;
  • Febre ou outros quadros inflamatórios;
  • Diabetes;
ícone Agendamento
Agende sua consulta
pelo Doctoralia

Ícone Horário Horário de Atendimento

Fisioterapia

Das 7h às 19h

Consulta Médica

Confira os horários
disponíveis pelo Whatsapp