Tendinite

Os tendões são como cordas que ligam os músculos ao osso, portanto estão em todo o corpo a atuam em todas as articulações. Assim como qualquer outra parte, os tendões estão sujeitos a adoecer, isso afeta sua função e causa dor na realização de movimentos que envolvam o tendão afetado. O problema mais comum dos tendões é a inflamação, que normalmente acontece devido ao uso constante do tendão, fraqueza ou outras doenças que de alguma forma enfraquecem os tendões. A essa condição de inflamação dos tendões chamamos de tendinite, se não tratada ela pode evoluir para uma tendinite crônica, que pode precisar de tratamentos mais agressivos e invasivos como cirurgia.

Sinais e sintomas

O sintoma mais conhecido é a dor ao movimento, essa pode estar tanto no trajeto do tendão como no músculo do qual ele se origina, essa dor frequentemente vai levar a fraqueza e a dificuldade para fazer força com aquela estrutura. Também é comum inchaços, aumento de sensibilidade e dificuldade em movimentar o local afetado.

O diagnóstico normalmente é feito com através dos sinais e sintomas do paciente associado a alguns testes que o médico pode fazer.

Imagem Tendinite

Quais as causas da tendinite?

As tendinites acorrem normalmente por esforço repetitivo ou por má postura/movimento que acabam sobrecarregando o tendão além do necessário. Dessa forma a tendinite é frequente tanto em atletas como em profissões comuns como cozinheiros, digitadores e etc.

Dentre as causas e fatores de risco mais comuns da tendinite estão:

  • Ocupação: trabalhos ou atividades físicas com esforços repetitivos, muitas repetições e rápidos tem maiores chances de desenvolver tendinite no local mais utilizado.
  • Má postura: ficar em posições desconfortáveis durante o trabalho ou outras atividades pode favorecer a sobrecarga dos tendões, o que facilita a lesão e inflamação desses.
  • Traumas: acidentes, quedas ou pancadas no tendão podem causar pequenas lesões no seu trajeto, essas lesões por sua vez podem inflamar causando ou piorando a tendinite.

Tratamento

Inicialmente o tratamento visa diminuir a dor ou controlar os sintomas e desconforto do paciente. Como a causa da tendinite é o esforço repetitivo, até este causar lesões no tendão, é necessário que o paciente remova a causa ou fortaleça os seus tendões para que esses suportem as demandas do seu trabalho. Portanto, parte integral do tratamento da tendinite é o fortalecimento e exercícios.

As vias e técnicas que podem usadas para tendinite podem ser adaptadas para o estilo de vida do paciente, entre elas estão:

  • Remédios >> Aqui eles irão diminuir a inflamação e reduzir as dores agudas. Esses têm de ser escolhidos cuidadosamente para o seu caso e estilo de vida, apenas após a avaliação de um médico especializado poderemos saber o que melhor te indicar.
  • Fisioterapia >> A fisioterapia irá ensinar ao paciente como realizar suas atividades evitando sobrecarregar os tendões, exercícios para fortalecimento e também usará recursos para alívio de dor.
  • Exercícios >> Os exercícios irão se encarregar de fortalecer os tendões para que estes suportem o peso e o trabalho normal do paciente.
  • Cirurgia >> A cirurgia é indicada em casos muito graves, quando os tratamentos anteriores não obtiveram sucesso e a dor do paciente é muito intensa.
ícone Agendamento
Agende sua consulta
pelo Doctoralia

Ícone Horário Horário de Atendimento

Fisioterapia

Das 7h às 19h

Consulta Médica

Confira os horários
disponíveis pelo Whatsapp