Tendinite no ombro e síndrome do impacto
Sinais e sintomas
Dor durante o movimento do braço, espalhamento da dor por outras áreas do braço, diminuição da força no braço, formigamento no ombro ou outras alterações de sensibilidade, dificuldade para mover o braço acima da cabeça ou nas costas, inflamação ou ruptura dos tendões no exame de imagem.
Quais as causas da tendinite do ombro?
A tendinite do ombro e síndrome do impacto são condições frequentes em pessoas que trabalham ou realizam alguma atividade com movimentos repetitivos do braço, especialmente acima da cabeça.
Dentre as causas e fatores de risco mais comuns da tendinite estão:
- Idade: pessoas com mais de 40 anos tem maior possibilidade de desenvolver lesões no ombro. O corpo naturalmente perde saúde ao longo do tempo, os tendões como são poucos vascularizados ficam mais expostos a lesões acima de certa idade.
- Ocupação: Pessoas que praticam esportes com movimentos repetitivos do braço como tênis, vôlei, natação, basquete, etc. Também afetam muito pessoas que trabalham excessivamente com os braços como pintores, carpinteiros ou área de construção em geral.
Tratamento
No tratamento das tendinites do ombro é primordial diminuir a dor que o paciente sente, restaurar a força perdida e treinar a funcionalidade do braço, promovendo assim uma adaptação às atividades cotidianas da vida do paciente. O tempo médio de recuperação de uma lesão dessas é de no mínimo 3 meses. As vias e técnicas que podem ser usadas para atingir esse objetivo variam e devem ser adaptadas para o estilo de vida do paciente, entre elas estão:
- Remédios >> Há diversos medicamentos que são indicados para pacientes com tendinite no ombro, principalmente para alívio da dor. Esses têm de ser escolhidos cuidadosamente para o seu caso e estilo de vida, apenas após a avaliação de um médico especializado poderemos saber o que melhor te indicar.
- Exercícios >> os exercícios irão fortalecer a parte do tendão que não foi afetada pela tendinite. Esse fortalecimento é essencial para garantir uma boa funcionalidade do braço no longo prazo. Além disso o fortalecimento pode ajudar a diminuir a dor, alongamentos podem ser feitos para recuperar a amplitude de movimento perdida.
- Fisioterapia >> A sessão de fisioterapia irá envolver exercícios para fortalecimento, melhora da amplitude de movimento, ganho de funcionalidade com o braço, assim como outros recursos para alívio de dor.
- Cirurgia >> A cirurgia é indicada em casos muito graves, com dor intensa e que não diminui, ou em casos onde todas as demais alternativas falharam.
Problemas e Patologias Tratadas pela
Ortopedia e Traumatologia
pelo Doctoralia
Horário de Atendimento
Fisioterapia
Das 7h às 19h
Consulta Médica
Confira os horários
disponíveis pelo Whatsapp